
A Cidade do Porto é uma das cidades portuguesas que mais recebe turistas brasileiros. Cidade histórica que batizou o vinho do Porto, ela é considerada a capital do norte do país e é a segunda maior cidade lusitana.
Sua localização é, por si só, especial: ela fica na foz do rio Douro, emblemático rio português que passa por importantes regiões vinícolas no país e pelo qual o famoso Vinho do Porto era escoado até o mar para ser levado para a Inglaterra.
10 passeios imperdíveis na Cidade do Porto
1. A Catedral da Sé
A Catedral da Sé da Cidade do Porto é uma igreja cuja construção foi iniciada no século XII e foi encerrada no século XIII. Além de sua belíssima vista externa observada do Terreiro da Sé, a catedral possui uma nave principal e um altar dignos de nota, além de claustros e capelas abertos à visitação. Com fachada de estilo romântico, mas com algumas construções internas com influência gótica, a Catedral é um passeio imperdível para quem visita a cidade.

2. A região de Ribeira do Porto
A região de Ribeira faz parte do centro Histórico da Cidade do Porto, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996. Vale a pena passar pela Praça da Ribeira, pela Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade, o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante.

3. Cais de Gaia
Em frente a região histórica de Porto, mas do outro lado do rio Douro, encontramos o Cais de Gaia, área turística conhecida por sua vida noturna, com uma grande variedade de bares, restaurantes e esplanadas. O Cais fica em Vila Nova de Gaia, e conta com diversos wine bars onde você pode provar exclusivos vinhos do Porto envelhecidos e rótulos da linhas Vintage, especiais por si só.

4. Torre de Pedro Pitões
Também conhecida como Torre Medieval, Torre da Cidade ou Torre da Rua de D. Pedro Pitões, a construção foi descoberta por acaso escondida no terreno de um antigo casarão durante uma reformulação arquitetônica ao redor da Catedral da Sé e na construção do Terreiro da Sé. Por causa de sua arquitetura maravilhosa e típica da Era Medieval, a Torre escapou da demolição, mas teve que ser deslocada cerca de 15 metros do seu local original. Para isso, ela foi inteiramente desmontada e reconstruída no local onde se encontra atualmente. Hoje a construção fortificada recebe a Secretaria do Turismo da cidade.

5. Casa da Câmara
A Antiga Casa da Câmera, também conhecida como Casa dos 24, foi o prédio ocupado antigamente pelos vereadores da Cidade do Porto. O prédio chegou a se tornar um monte de ruínas com o passar dos anos, mas um projeto de 2002 fez resurgir das cinzas um edifício moderno, porém utilizando como base as fundações e volumes da antiga construção.

6. Palácio da Bolsa
O Palácio da Bola é um edifício construído entre os anos de 1842 e 1910, sendo uma das mais belas construções portuguesas que recebe turistas para passeios guiados. Hoje, o edifício pertence à Associação Comercial do Porto. Dentro do Palácio, o Salão Árabe inspirado no Palácio de Alhambra, em Granada, é parada obrigatória.

7. Museu de Arte Contemporânea
O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves recebe obras de diversos artistas contemporâneos. O Museu fica dentro do Parque de Serralves, conhecido pelas bela flora típica da região do norte de Portugal. No parque, é possível observar maravilhosos exemplares de carvalhos, bétulas e do teixo, e almoçar em no belo restaurante que fica dentro da propriedade.

Imagem: Fundação de Serralves
8. Centro de Visitas da Churchill Graham
Embora a renomada Churchill Graham fique na região do Douro, o Centro de Visitas da vinícola se localiza em Vila Nova de Gaia e conta com uma sala especial onde você pode degustar os vinhos da marca. O espaço fica em um local privilegiado da Cidade do Porto, com uma vista maravilhosa para o rio Douro.

9. Cruzeiro pelo Rio Douro em um dos típicos “barcos de rabelo”
Antigamente, o famoso Vinho do Porto era transportado das diversas vinícolas da regiões do Douro para a Cidade do Porto carregado em embarcações típicas chamadas de barcos de rabelo. Hoje é possível conhecer mais de perto essa tradição aproveitando os cruzeiros que são oferecidos aos turistas, que possibilitam uma vista exclusiva das diversas pontes da cidade que cruzam o rio Douro.

10. Mercado do Bolhão
Contruído em 1839 e típido da arquitetura neoclássica, o Mercado de Bolhão é um dos passeios mais agradáveis da cidade. Espalhados por dois pisos, os vendedores do Mercado oferecem produtos frescos e alimentos. Lá você pode conhecer a zona das peixarias, hortifruti e floriculturas. O Mercado de Bolhão fica no bairro de Santo Ildefonso, região do Baixo Porto.

Imagem: Município do Porto