Desde abrir a garrafa até servir a quantidade certa de vinho à taça parece ser um bicho de sete cabeças. Mas é mais simples do que imaginava.. Aprenda!
Como armazenar meus vinhos em casa?
Os vinhos devem ser armazenados em posição vertical, em local de temperatura amena, livre de interferência solar e de trepidação. Uma adega climatizada seria o local ideal (e o mais fácil também!) para armazenar vinhos em casa – sempre na faixa dos 12 a 16°C. Caso não tenha uma, pode usar a criatividade e guardá-los num local que tenha as condições ideais de armazenamento, como em um armário ou debaixo da escada.
Como deixar o vinho na temperatura correta?

Como abrir uma garrafa de vinho?
Existem muitos tipos de sacarrolhas – e eles vão desde os mais simples até os mais sofisticados automáticos e os mais populares do modelo borboleta. Recomendamos que procure pelo modelo “sommelier”, usado pelos profissionais de serviço do vinho. Com a ajuda da serrinha, na lateral do acessório, corte a parte superior do lacre. Em seguida, insira o espiral na transversal na rolha e vá rosqueando ele à medida que vai endireitando em posição vertical. Posicione o primeiro apoio no gargalo e comece a extrair a rolha. Mude o apoio e termine de retirá-la.
Como decantar o vinho?
Depois de aberta a garrafa, verta o seu conteúdo – com calma -, de forma contínua e regular, dentro do decanter. Coloque o utensílio em superfície horizontal e deixe o vinho respirar no tempo necessário.
Como servir o vinho à taça? E quanto servir?
Segure com firmeza o bojo da garrafa de vinho e vire-a aos poucos até completar, em média, um terço da taça. Na hora de interromper o fluxo de vinho, dê aquela viradinha na mão, impedindo que gotas escorram pela garrafa ou caiam na mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário