O segredo do sucesso de um jantar, de um almoço ou de uma reunião informal reside, em grande parte, na combinação perfeita entre a comida e a bebida.
Para aproveitar o clima de frio, escolhemos o Fondue que pode variar seu menu e harmonizar perfeitamente com um vinho.
Fondue de carne
A regra é clara, vamos de vinho tinto, sem dúvida nenhuma. Já pode ser um tinto um pouquinho mais encorpado, como um Rioja Heras Cordon Selecionada ou um Malbec argentino Pulenta Estate 2010.Fondue de queijo
Os suíços são radicais : fondue de queijo, para eles, combina com vinho branco. Afinal (argumentam eles) na receita do fondue vai vinho branco, mas não dá pra ser qualquer vinho.
Se você optar por um branco, deve evitar os vinhos das uvas sauvignon blanc e gewürztraminer. São muito ácidos (os primeiros), e muito perfumados (os segundos), e vão certamente conflitar com o sabor dos queijos. Fique com um Chardonnay potente, amadeirado, como esses ótimos que são produzidos na Argentina - Felino Chardonnay, um Pequenas Producciones vão combinar muito bem. Um pouco mais baratos e ainda muito bons são os Chardonnay Felino e Pulenta Estate Chardonnay.
Fondue de chocolate
Fondue de Chocolate Preto ou Branco
Criada nos Estados Unidos nos anos de 1950, é um sucesso mundial, principalmente no Brasil, onde há as versões preto, branco, ao leite e amargo. Geralmente, usa-se morango como acompanhamento.
Harmonização: Vinho tinto encorpado doce, sem dúvidas. Se for de chocolate amargo, prefira os portos.
Fondue de Camarão
Camarões previamente empanados e fritos são mergulhados na fundida de queijos.
harmonização: Brancos amadeirados de sabor rico. Os tintos não são recomendados.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário