segunda-feira, 6 de julho de 2015

Quatro passos para acabar de vez com o medo de pedir vinho em restaurante

Um dos motivos a despertar o interesse no vinho é o ritual que ele envolve. De fato, é bonito, mas muitas vezes constrangedor.

O que fazer quando o sommelier entrega a carta de vinhos, oferece a rolha e sugere a prova?



1°passo/o que escolher primeiro: vinho ou comida?:  Para a escolha de ambos tenha em mente a seguinte regra: vinhos encorpados pedem comidas encorpadas. Vinhos leves, comidas leves (e vice-versa).
2°passo/apresentação da garrafa: Neste estágio o sommelier fará a apresentação do vinho a fim de confirmar sua escolha. Siga a explicação dele e dê a autorização para a abertura da garrafa.
3°passo/o que fazer com a rolha: provavelmente o sommelier, ao desarrolhar a garrafa, lhe entregará a rolha. Muitos enófilos cheiram a rolha em busca de defeitos – para saber se o vinho foi contaminado por algum tipo de fungo, geralmente o TCA –, algo difícil de acontecer. A rolha contaminada exala cheiro de mofo, parecido com papelão molhado.  Não tenha vergonha de simplesmente agradecer por ele ter lhe entregue a rolha sem precisar cheirá-la, deixe que ele prossiga com o serviço.
4°passo/ a prova: o sommelier oferecerá uma prova do vinho (uma quantidade bem pequena do líquido) para que você verifique se a temperatura está do seu agrado. Se sim, peça-o que o sirva.
Outra dúvida comum é quanto à temperatura do vinho, afinal de contas é possível manter a temperatura ideal durante todo o serviço do vinho? Quase impossível, por isso não se atenha tanto a esta questão.
O ideal é que o vinho tinto esteja fresco (nunca gelado porque quando submetido a temperaturas muito baixas as moléculas de aroma não se desprendem com facilidade e os taninos geram uma sensação de amargor desagradável), já os brancos jovens, rosés e espumantes devem ser servidos gelados. Brancos maduros e Champgnes especiais menos gelados que uma cerveja e mais frescos que os vinhos tintos.
Agora que você já está craque no assunto é só escolher seus vinhos, treinar e se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário