quinta-feira, 5 de março de 2015

Como preparar uma mesa de queijos e vinhos

Para começar, é preciso dizer: nem todo queijo harmoniza com qualquer vinho. É preciso prestar atenção nas características de cada um para, então, selecionar o vinho ou o queijo ideal.
Como já dissemos antes, harmonização boa é aquela que te agrada e ponto! Mas, se não sabe nem pode onde começar, uma ajuda é sempre bem-vinda, né?! Fizemos uma lista com alguns tipos de queijos, suas principais variedades e indicações de vinhos. Quer deixar sua mesa ainda mais atraente?

Cremosos



Como o nome já diz, os queijos cremosos são aqueles que derretem na boca (e nem precisam ser aquecidos para isso!). Eles também são mais delicados. Vinhos brancos com acidez alta, de maneira geral, costumam agradar, mas a delicadeza da Chenin Blanc, indicamos: Remhootget Chenin Blanc 2013.
Exemplo: cottage, ricota, mascarpone, catupiry, requeijão



Macios



A maciez e textura dos queijos macios, como a mussarela de búfala, pedem um vinho de corpo médio para baixo e boa acidez, como um Pinot Noir. O único detalhe aqui é prestar atenção no queijo coalho, pois pode ser um pouco mais salgado que os demais, portanto, é bom evitar vinhos com taninos presentes neste caso. Indicamos: Saint Clair Vicar's Choice.
Exemplo: mussarela de búfala, coalho

Massa filada



Talvez você pense que não conhece nenhum queijo "massa filada" por nunca ter ouvido falar neste nome. É, realmente pode causar certo estranhamento, mas na verdade a mussarela, um dos queijos mais populares, se encaixa exatamente nessa categoria. Os mais salgados, como a própria mussarela e o provolone, pedem por vinhos sem taninos, mas com certo corpo. Que tal um Merlot? Perfeito! Indicamos: Pulenta Estate, vinho de médio corpo.
Exemplo: mussarela, provolone, serrano, serro


Semiduros



Os semiduros mais adocicados, como o gruyère e emmental, harmonizam bem com a acidez curinga do Pinot Noir e com o Montepulciano, leve, frutado e cheio de especiarias. Já os queijos edam, estepe e gouda, levemente picantes, são ideais para vinhos tintos corpo suave. Indicamos: Nottola Rosso di Montepulciano DOC 2010. 
Exemplo: gruyére, emmenthal, edam, estepe, reino, massdam, gouda, serra da canastra


Duros



Queijos duros são geralmente salgados, ainda mais se veio à sua mente os queijos do tipo parmesão. Para estes, as principais indicações são, definitivamente, vinhos de sobremesa. Harmonizações clássicas por contraste! Porém, se preferir, pode optar por vinhos tintos secos, porém aqueles que abusam das frutas maduras e dão impressão de dulçor no paladar. Torna-se ainda mais fácil de comer ao lado de um Prosecco legítimo. Indicamos: Ruggeri Quartese Valdobbiadene Prosecco Brut.
Exemplo: parmesão, prato, pecorino, castanho


Azuis



Bem salgados, já virou tradição comer estes queijos com uma taça de vinho do Porto. Harmonização por contraste de novo! Indicamos: Corte Giara Recioto Della Valpolicella. 
Exemplo: gorgonzola, roquefort, azul do bosque


Mofo branco



Os queijos envoltos em mofo branco costumam também ser bastante cremosos e untuosos por dentro. Untuoso combina imediatamente com Chardonnay. Indicamos: Bouchard Mâcon Villages 2012.
Exemplo: brie, camembert, pirâmide do bosque, buche




Cabra



Bastante lácteos e salgados, chegando a ser levemente cítricos, como o casablanca, os queijos de cabra são excelentes para acompanhar espumante. Indicamos: Castelloroig Cava Brut Corte. 
Exemplo: feta, cablanca





Nenhum comentário:

Postar um comentário