segunda-feira, 1 de junho de 2015

Aromas e sabores das uvas brancas mais conhecidas

Cada variedade vinífera tem uma característica diferente. Aprenda a reconhecer às cegas as principais - de Chardonnay a Sauvignon Blanc

Parte das características de um vinho se deve a uva que lhe deu origem (são os ditos aromas primários!). É claro que a bebida pode variar de acordo com a região e com outros fatores, mas a melhor maneira de se orientar na hora de escolher um vinho é saber quais são eles. Conheça os aromas e sabores das principais uvas brancas.

Chardonnay

A mais popular das uvas brancas é também uma das mais versáteis. Ela muda bastante de aroma e sabor conforme o terroir – isso porque é suscetível às mudanças de clima e solo. De modo geral, pode-se dizer que Chardonnays do Novo Mundo têm aromas de frutas tropicais, são encorpados e tem baixa acidez; enquanto que os do Velho Mundo tendem para as frutas cítricas e brancas, além de terem maior acidez.

Sauvignon Blanc

Com aromas muito específicos (e intensos), a Sauvignon Blanc acaba se pronunciando tanto no vinho que é facilmente identificada. Ao desarrolhar, já se sentem os aromas de frutas amarelas, como maracujá e limão, mesclados às notas herbáceas. Em boca, apresenta acidez bastante alta e corpo leve.

Moscato

Outra uva que se entrega pelo nariz é a Moscato. Existem diversas variedades diferentes, todas tão perfumadas que às cegas o vinho se passa por um buquê de flores, com direito a néctar. Pode ter paladar doce ou seco, o que às vezes causa confusão, mas é normalmente leve e com boa acidez.

Riesling

A principal uva branca da Alemanha é também bastante versátil – faz desde os vinhos secos e mineras até os doces -, sendo suas características mais marcantes o perfume, elevada acidez e corpo leve. Seus aromas e sabores mais típicos vão desde limão, damasco e maçã até querosene, mel e marmelada.

Torrontés

Cepa branca mais importante da Argentina, a Torrontés em muito se assemelha com as variedades brancas aromáticas – também é marcada pelo caráter perfumado floral e frutado que assume à taça, mas de acidez e corpo médios.

Gewürztaminer

O nome pode até ser difícil, mas não se assuste: seus vinhos são pra lá de fáceis de beber – e inconfundíveis. Gewürztraminer significa uva apimentada do “Tramin”, região do norte da Itália. É uma uva de casca rosada e com pequenas bolinhas pretas, trazendo aromas de lichia, rosas, amêndoas e até alguns toques defumados.

Sémillon

Você pode até pensar que nunca provou um vinho de Sémillon sequer. Ledo engano: eis a principal uva dos grandiosos vinhos doces de Sauternes. A uva traz normalmente notas de mel, cera, geleia de laranja e tostadas.

Pinot Grigio

Pouco aromáticos, de corpo leve e acidez alta, a Pinot Grigio é a uva da moda nos Estados Unidos. Pudera, seus vinhos são perfeitos para acompanhar dias quentes e ensolarados em plena costa californiana. Seus aromas são sutis, mas agradáveis: notas de mel, fumaça e especiarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário