quinta-feira, 7 de maio de 2015

Por que e como decantar o vinho?

Você até comprou um decanter, mas ainda não o tirou da caixa? Nada disso! O acessório é muito mais importante do que você imagina. Aprenda a decantar o seu vinho.

2013-01_Decanter_Boa_3

Por que decantar?

Existem duas razões principais para se decantar um vinho: quando ele é um vinho muito antigo e formou depósitos sólidos dentro da garrafa ou quando vai abrir um vinho com grande potencial de guarda muito antes da hora. No primeiro caso, você vai fazer os resíduos sólidos, literalmente, decantarem e se depositarem no fundo da garrafa e do acessório com o procedimento e depois com o tempo de repouso. Já no segundo vai estimular as trocas de oxigênio da bebida pelo tamanho do bojo avantajado, forçando o vinho a liberar aromas complexos que demoraria muitas horas e tornar-se mais macio no paladar.

Quais vinhos decantar?

Por mais bonita que seja a prática da decantação, não é todo e qualquer vinho que precisa passar um tempo no decanter. Aliás, alguns vinhos não se beneficiam com a prática e ainda acabam perdendo caráter aromático e oxidando antes da hora. É bom evitar que os vinhos mais delicados cheguem até um decanter – vinhos muito simples ou brancos leves. Vinhos do Porto antigos, por exemplo, costumam acumular muitos resíduos – chamados borras – e devem passar pelo decanter. Além deles, vinhos tintos encorpados e de longa guarda (Bordeaux, Barolo e Amarone) e vinhos brancos (Jura e Chablis).

Como decantar?

Apesar de parecer sofisticada, a prática da decantação é simples. Basta verter o conteúdo de uma garrafa no decanter – com calma – e colocar o acessório em superfície plana o tempo que for necessário. Se a razão pela qual você vai decantar o vinho é para remover os resíduos da garrafa, vai precisar também de uma vela. Neste caso, o procedimento é praticamente o mesmo, com a diferença que deve colocar o vinho em posição vertical um ou dois dias antes e, na hora de decantar, posicionar a chama da vela entre o gargalo da garrafa e o decanter. Vá despejando o vinho bem devagarinho no decantar e retornando a garrafa em posição vertical sempre que um resíduo aparecer no pescoço da garrafa, evitando assim com que caia no decanter.

Por quanto tempo decantar?

Em se tratando de um vinho muito antigo, meia hora de respiração já basta. Vinhos mais jovens, por sua vez, pedem uma a duas horas no decanter.

Durante a decantação, a temperatura aumenta?

Sim, aumenta. Em temperatura ambiente, é estimado que o vinho ganhe 2°C por hora. Se for decantar o vinho por três horas, por exemplo, basta refrigerá-lo 6°C abaixo da temperatura de serviço. Clique aqui para saber a temperatura de serviço para cada tipo de vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário